enptes

BaianaSystem leva show experimental a São Paulo e anuncia turnê na Europa

Foto de Redação
Redação

Nos dias 3 e 4 de maio, o grupo BaianaSystem leva a São Paulo seu novo espetáculo. Intitulado “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”, o coletivo apresenta-se na casa de shows Audio. O público pode esperar um show de experimentação com novos arranjos, faixas raras dos últimos quinze anos do coletivo musical e a presença de um trio de sopros

LEIA MAIS:

baianasystem 1
BaianaSystem. Foto: Divulgação.

Com a intenção de possibilitar uma experiência inovadora aos fãs, o BaianaSystem apresenta neste fim de semana o conceito de experimentação ao vivo. O projeto “Nossa Cultura em Primeiro Lugar”, sucede o  “Sambaqui Show” através da fusão do afro rock

“Esse formato tem como combustível o naipe de sopros, os artistas visuais convidados, a calma que tivemos para pensar uma junção das coisas que a gente vem experimentando nos últimos shows e nas próprias apresentações no Navio Pirata. São Paulo é e sempre foi esse lugar onde a gente consegue experimentar, onde a gente tem um público muito diverso”, explica Roberto Barreto, guitarrista.

Para os shows da Audio, o BaianaSystem acrescenta à sua formação tradicional um trio de sopros, com Sidmar Vieira (trompete), Mayara Almeida (sax tenor) e DougBone (trombone). O conceito deste novo espetáculo trabalha com o folclore, levando a reinterpretação de personagens de lendas nacionais e expressões das manifestações culturais populares.

Festival Dupla de Três promove encontros gratuitos na CAIXA Cultural em SP

“A ideia de ‘Nossa cultura em primeiro lugar’ acaba tendo essa força de mostrar a cultura que vem de muitas formas, na diversidade do próprio Baiana. Essa cultura é o que acaba nos unindo e nos sustentando e nesse momento traduz muito do nosso espetáculo”, completa Roberto.

Nas artes visuais e projeções, Filipe Cartaxo, à frente de toda a estética visual do Baiana, se junta aos artistas Core, baiano, e Fluxo Marginal, do Ceará.

“São artistas que têm na sua linguagem essa ideia do local global, que é o mesmo mote de ‘Nossa cultura em primeiro lugar’. Artistas que de alguma forma estão enraizados nos seus locais de origem mas com simbologias que conectam universalmente do local para o global”, conta Cartaxo.

Entre as referências artísticas do novo show do BaianaSystem está também o álbum “Além das Lendas Brasileiras”, do grupo Terreno Baldio, lançado em 1977 com versões de temas do folclore nacional. 

baianasystem

“Este álbum foi relançado e se conecta com ‘Nossa cultura em primeiro lugar’. Queremos dar continuidade a essa ideia, assim como ‘Cantata para Alagamar’ foi o disco que pesquisamos para formatar o Sulamericano Show”, declara  Russo Passapusso, vocalista.

Após a apresentação em São Paulo, o BaianaSystem expande o espetáculo numa turnê pela Europa. A ideia é continuar a construir a experiência musical com os fãs diante do plano de fundo da preservação da cultura brasileira e valorização do folclore

O grupo apresenta-se em Portugal, com um show especial na primeira edição do Coala Festival fora do Brasil, no dia 01/06, em Cascais. Em seguida o coletivo vai para Madri (02/06 – Sala Mon) e Barcelona (04/06 – Sala Apolo). A tour segue para Londres (06/06 – Fabric), Amsterdã (07/06 – Melkweg) e Berlim (09/06 – Festsaal Kreuzberg). A penúltima parada é Dublin (11/06 – The Academy) e se encerra em Zurique (12/06 – Kaufleuten).

O time no palco é composto por Russo Passapusso (voz), Claudia Manzo (voz), Roberto Barreto (guitarra baiana), SekoBass (baixo), João Meirelles (beats, synths e programações), Junix 11 (guitarra), maestro Ubiratan Marques (piano e synths) e Ícaro Sá (percussão), assim como o trio de sopro. No dia 3 de maio, a abertura da noite fica a cargo dos DJs Raiz e Brazook. Já dia 4, do DJ Nuts. Os ingressos podem ser adquiridos na Ticket360.

UBC promove curso gratuito sobre finanças

“Nossa Cultura em Primeiro Lugar” – BaianaSystem 

  • Local: Audio
  • Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca – SP
  • Datas: 3 e 4 de maio (sexta-feira e sábado)
  • Abertura da casa: 21h
  • Classificação: 18 anos
  • Acesso para deficientes: sim
  • Ingressos: aqui.
  • Horário de funcionamento bilheteria: segunda a sábado (exceto feriados)
  • das 10h às 17h | Fechada das 13h às 14h