[gtranslate]

Billboard anuncia lançamento de ranking semanal para compositores e produtores musicais

Picture of Redação
Redação
Divulgação/Billboard

A Billboard anunciou ontem (6) o lançamento do ranking semanal voltado para compositores e produtores musicais. As paradas vão estrear na edição da Billboard de 15 de junho, e no boletim da Billboard chegará aos assinantes no dia 13 de junho. 

Os rankings destacarão os principais criadores de conteúdo na Billboard Hot 100 e em outros gráficos de músicas de gênero.

A Billboard está expandindo suas ofertas de gráficos, apresentando os rankings ‘Top Songwriters’ e ‘Top Producers’ baseados em atividades semanais no Billboard Hot 100 e outros gráficos de músicas de gênero “Hot”, que misturam dados de streaming, airplay e vendas.

As 10 melhores paradas para Hot 100 compositores e produtores serão apresentadas a cada semana, acompanhadas por um conjunto rotativo de cartas de dois outros gêneros entre R&B/hip-hop, rap, R & B, country, rock, dance / eletrônico, latim, cristão e gospel.

Anteriormente, os principais rankings de compositores e produtores foram apresentados anualmente como parte dos menus de gráficos de fim de ano para vários gêneros e ocasionalmente, para recursos especiais.

“Estamos muito entusiasmados em reconhecer as principais forças criativas por trás dos maiores sucessos da música semanalmente”, diz Silvio Pietroluongo, diretor de gráficos e desenvolvimento de dados da Billboard. “A influência e a importância de um compositor ou produtor dentro da indústria e além certamente merecem reconhecimento além de nossos rankings anuais.”

“Sempre que uma luz (artista) é iluminada pelos compositores e produtores que são a espinha dorsal da indústria, é uma coisa muito boa”, disse o fundador e CEO da Atlas Music, Richard Stumpf, à Billboard.

“O que a Billboard está fazendo com os serviços digitais começam a mostrar créditos de compositores, então tudo isso está indo bem no sentido de ajudar os fãs de música a se tornarem conscientes dos compositores e do papel que desempenham.”, diz.

Os gráficos são baseados no total de pontos acumulados por um compositor ou produtor para cada música atribuída que aparece nos respectivos gráficos. Como feito com as recapitulações anuais da Billboard, vários escritores ou produtores dividem pontos para cada música igualmente.

A divisão de pontos levará a ligações ocasionais para alguns rankings.