A União Brasileira de Compositores (UBC) lançou nesta terça-feira (23) um novo site, com recursos mais modernos, rápidos e intuitivos; além disso, apresentou a “Chiquinha”, assistente virtual de Inteligência Artificial que passa a orientar artistas em tempo real.
O movimento busca posicionar a UBC como exemplo de como entidades do setor estão se adaptando ao novo ciclo tecnológico para entregar informação, conteúdo e educação a quem vive de música. Na prática, significa: reduzir o tempo de resposta, organizar o conhecimento em um só lugar e dar previsibilidade à jornada do artista, três fatores que impactam diretamente a renda e o planejamento de quem cria.
A assistente de inteligência artificial, Chiquinha, batizada em homenagem à primeira associada da casa, Chiquinha Gonzaga, responde dúvidas sobre filiação, cadastro de obras, pagamentos, relatórios e demais rotinas dos associados, criando uma ponte digital entre artistas e a UBC. Ao incorporar IA ao atendimento e modernizar sua infraestrutura, a entidade sinaliza que tecnologia e serviço andam juntos, possibilitando menos atrito na jornada do usuário, mais transparência operacional e um passo adiante na capacitação de criadores em um ambiente cada vez mais data-driven.

A plataforma foi redesenhada com foco em usabilidade: layout mais limpo, menus organizados e informações fáceis de encontrar. O carregamento ganhou agilidade e estabilidade com hospedagem na nuvem da Amazon, sem paradas para manutenção, além de tecnologia que eleva desempenho e segurança. O site agora opera em três idiomas (português, inglês e espanhol) e traz recursos de acessibilidade, como modo claro/escuro e aumento de fonte — ampliando o alcance do serviço.
O projeto é conduzido pelo diretor de Operações da UBC, Fábio Geovane, que afirma:
“O novo site da UBC não é só uma melhoria visual, é sobretudo o início de um projeto que trará para a UBC, seus titulares e parceiros, uma revolução tecnológica com tudo o que há de mais moderno no mundo. Nossa nova infraestrutura conta com toda a tecnologia da Amazon, que nos dá segurança e escalabilidade para que possamos crescer e prestar cada vez mais um melhor serviço, e além disso, agora estamos usando inteligência artificial que está sendo aplicada no primeiro momento em nossa atendente virtual, mas, isso é só o início.”

“O compromisso da UBC com a tecnologia e a constante inovação se traduz numa oferta sempre renovada de mais recursos para facilitar a gestão dos direitos de nossos titulares. Isso sempre aliado à formação e informação de nossa rede, que vai além dos nossos membros, mas está sempre a serviço dos mesmos e do propósito de facilitar a vida deles da forma mais objetiva possível”, reforça Marcelo Castello Branco, CEO da UBC.

- Leia Mais:
- UBC lança novo site e assistente de Inteligência Artificial para orientar artistas
- BMG anuncia maior aquisição de catálogo de sua história com acordo de US$ 250 milhões
- Funarte lança segunda edição do Prêmio Mestras e Mestres das Artes com investimento de R$ 3 milhões
- Exclusivo: Vitão firma parceria com LongPlay Music e ForMusic para nova fase da carreira
- Exclusivo: Virgin anuncia parceria com a Walk Records em projeto voltado ao funk