O primeiro dia de atividades no palco Soundbeats III by Mundo da Música no Rio2C 2025 reuniu nomes importantes da indústria para discutir os múltiplos caminhos da criação, da gestão de carreira e da comunicação estratégica no setor musical.
Com conversas que misturaram experiências pessoais, análise de tendências e provocações sobre o futuro, a programação de terça-feira (28) no Rio2C evidenciou a pluralidade de temas que movem o mercado hoje.
Quem não está na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro (RJ), pode conferir todos os painéis da sala Soundbeats III by Mundo da Música ao vivo e gratuitamente através da transmissão no YouTube e TikTok.
Começando com o pé direito

A estreia da programação do palco Soundbeats III by Mundo da Música no Rio2C teve como pontapé inicial o painel “Latin Grammy: o olhar estratégico além da premiação”, com Marcelo Jeneci, Tatiana Cantinho (Som Livre) e Láisa Naiane (Mundo da Música). A conversa girou em torno do potencial do Grammy Latino não apenas como reconhecimento artístico, mas como uma plataforma de articulação profissional e aproximação com o mercado latino-americano.
Os participantes destacaram a importância de uma presença ativa durante os dias de programação em Las Vegas e a necessidade de criar um circuito mais integrado entre países da região.
Música como elo de transformação comunitária

Na sequência, o painel “O elo entre comunicação e música no fortalecimento de comunidades” reuniu o rapper e comunicador Thaíde, a relações públicas Thiessa Torres e Tubaína, A&R de Hip-Hop da ONErpm, para discutir no Rio2C como a música pode ir além da performance e atuar como força articuladora de impacto social.
A conversa abordou desde a trajetória de Thaíde no fortalecimento de narrativas periféricas até estratégias concretas que comunicadores e plataformas vêm adotando para amplificar vozes de artistas em contextos comunitários.
Além da representatividade de vozes da periferia, o debate trouxe uma reflexão prática sobre a responsabilidade das empresas e dos profissionais da música em estruturar projetos que apoiem essas comunidades de forma contínua.
A fala de Tubaína trouxe o olhar da curadoria e da gestão de artistas dentro de uma plataforma digital, enquanto Thiessa abordou o papel das relações públicas na consolidação de reputações e causas dentro do mercado.
Criatividade em conflito com o algoritmo

Um dos momentos mais provocativos do dia no palco do Mundo da Música no Rio2C veio com o painel “Será que a sua criatividade está refém do algoritmo?”, que levantou a questão do impacto das redes sociais no processo criativo de artistas e profissionais da música.
A diretora executiva Talita Zioli compartilhou sua experiência ao equilibrar inovação com relevância digital, enquanto a psicóloga Luisa Sabino Cunha trouxe dados e análises sobre o efeito do consumo digital na saúde mental dos agentes da indústria – e da sociedade, como um todo. Com mediação de Marina Mattoso, o painel propôs alternativas para que a busca por engajamento não comprometa a autenticidade e a saúde dos criadores.
As discussões passaram por temas como burnout, autossabotagem e estratégias para desenvolver uma relação mais saudável com as métricas de performance, sem perder o foco artístico.
Música regional em expansão global

No painel “Da roça para o mundo: o case AgroPlay e as novas tendências na música regional”, o jornalista André Piunti, o executivo Everton Albertoni (AgroPlay Music) e a também jornalista Rafa Ventura apresentaram o modelo de negócios por trás do sucesso de nomes como Ana Castela e Luan Pereira.
A conversa no Rio2C destacou como a profissionalização e o uso de inteligência de mercado vêm transformando o sertanejo e outros gêneros regionais em fenômenos de alcance nacional e internacional.
Everton explicou como a criação da marca AgroPlay e suas estratégias de distribuição digital ajudaram a construir um novo posicionamento para artistas do interior do Brasil, com foco em autenticidade, presença digital e parcerias com marcas. O painel também apontou caminhos para artistas independentes que desejam investir em carreiras fora dos grandes centros, utilizando dados e nichos para se posicionar.
A força da gestão na carreira de Marina Sena

Encerrando o dia, o painel “Coisas naturais: quando a arte encontra a gestão com planejamento e visão” reuniu no Rio2C a artista Marina Sena, sua empresária e CEO da Petra Zuca A Casa da Música Brasileira, Talita Morais, e a editora-chefe do Mundo da Música, Láisa Naiane. A conversa revelou os bastidores da construção da carreira de Marina, a relação de confiança entre artista e gestão e os desafios de equilibrar intuição criativa com decisões estratégicas em um mercado competitivo.
A conversa revelou os bastidores do modelo de gestão que sustenta a carreira de Marina Sena, baseado em uma abordagem 360°, com forte envolvimento nas decisões estratégicas e operacionais. Marina compartilhou como se envolve profundamente em todas as áreas do seu trabalho — da aprovação de mixagens ao material gráfico — e enfatizou que o artista precisa participar da construção de sua identidade visual e musical. Talita, por sua vez, detalhou sua trajetória na gestão artística, desde os tempos com Alice Caymmi, reforçando que nunca se limitou à venda de publicidade, mas sempre teve como objetivo construir carreiras de forma completa e personalizada.
Ambas ressaltaram a importância de uma relação de confiança e troca constante entre artista e empresária. Elas mantêm uma rotina de reuniões semanais para alinhamento de ações, e Marina participa ativamente dos grupos internos da equipe, inclusive opinando sobre processos administrativos. A cantora afirmou que estar por dentro dos aspectos financeiros e estratégicos ajuda a manter sua criatividade alinhada à viabilidade dos projetos. Já Talita reforçou que o papel da empresária é também oferecer alternativas viáveis sem limitar a visão artística.
Outro ponto importante da conversa foi o protagonismo feminino nos bastidores. A equipe de Marina é majoritariamente composta por mulheres em posições de liderança, como produção executiva, produção de estrada, gestão de projetos e finanças. Marina compartilhou sua prática de formar profissionais a partir de talentos naturais em seu entorno, especialmente mulheres da sua região, o norte de Minas Gerais. Para ela, reconhecer e fortalecer essas lideranças femininas é parte essencial do processo de crescimento artístico e empresarial.
Um ótimo começo
O primeiro dia do Soundbeats III by Mundo da Música mostrou que, mesmo em um setor em constante transformação, há espaço para reflexões profundas, estratégias inovadoras e conexões humanas. A programação segue até sexta-feira (30), reunindo novos nomes e temas que atravessam arte, mercado, identidade e tecnologia.
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