O TikTok lançou, durante o “TikTok World 2024”, que aconteceu em maio, o Symphony, página de soluções para publicidade baseada em IA generativa. Agora, a plataforma anunciou o Symphony Digital Avatars, serviço de dublagem que utiliza IA para traduções globais, além de avatares IA de pessoas reais; e o Symphony Collective: Conselho Consultivo do Mercado, que objetiva levantar feedbacks reais sobre as soluções do TikTok de IA para marketing e ser um fórum para debater a indústria como um todo.
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De acordo com o TikTok com o Symphony, empresas de diversos portes, criadores e agências de comunicação “podem combinar o melhor da imaginação humana com a eficiência da inteligência artificial para potencializar conteúdo, criatividade e produtividade na plataforma.”
@tiktoknewsroomIntroducing TikTok Symphony: our new Creative AI suite that blends human imagination with AI-powered efficiency to help marketers scale content development, creativity, and productivity on TikTok.♬ original sound – TikTok Newsroom
Segundo pesquisas realizadas pela plataforma, criar anúncios específicos para o TikTok impulsiona a intenção de compra em 47% e a percepção positiva da marca em até 38%; além disso, 79% dos usuários de TikTok preferem marcas com um conhecimento claro em como criar conteúdo especialmente para a plataforma.
“No TikTok, queremos empoderar criadores e impulsionar a criatividade para uma audiência global, utilizando, para isso, o poder da IA generativa”, afirmou Andy Yang, Head de Creative Product do TikTok. “Symphony Digital Avatars abre um novo caminho para criadores aumentarem sua visibilidade com marcas globais. Nós estamos potencializando a economia criativa, investindo em soluções que tragam felicidade, imaginação e ação”.
Nova Era da Influência? Symphony Avatars cria conteúdo de marca com avatares IA de pessoas reais
O Symphony Digital Avatars, foi formatado com o objetivo de ajudar criadores e marcas a capturarem uma audiência global, entregando mensagens impactantes de uma maneira imersiva e autêntica.
O recurso permite criar conteúdo de marca com avatares IA de pessoas reais, e segundo o TikTok essa ferramenta “irá possibilitar o escalonamento ainda maior de estratégias criativas no TikTok”. De acordo com a plataforma, 58% dos usuários do TikTok afirmam que estão mais abertos a confiar em marcas se conhecerem mais sobre elas com o intermédio de criadores do TikTok.
“Os avatares ajudam a criar escala e globalizar o conteúdo de marca de forma personalizada, humana e variada, se expressando por meio de gestos, expressões, nacionalidades, idades e linguagens variadas”, diz o comunicado do TikTok.
@tiktoknewsroomIntroducing TikTok Symphony: our new Creative AI suite that blends human imagination with AI-powered efficiency to help marketers scale content development, creativity, and productivity on TikTok.♬ original sound – TikTok Newsroom
O TikTok irá disponibilizar dos tipos de Avatares Digitais:
- Avatares de banco: Avatares criados com base em atores pagos, licenciados para o uso comercial. Eles permitirão que negócios de todos os portes adicionem um toque humano aos seus conteúdos, utilizando, de forma prática e acessível, criadores globais de diferentes origens, nacionalidades e línguas;
- Avatares personalizados: criadores podem aproveitar de sua própria imagem e construir avatares multilinguísticos para expandir o alcance global e colaboração com marcas diferentes. Para as marcas, não apenas elas podem construir seus próprios Avatares Personalizáveis com os porta-vozes de suas companhias, como também conseguirão trabalhar melhor com criadores de todos os lugares para localizar suas campanhas em escala global.
TikTok: relação com marcas e inteligência artificial
O recurso Symphony AI busca “empoderar marcas em todas as etapas do processo criativo, ajudando na produção de conteúdo que ressoem e se conectem com a nossa comunidade global.” Segundo o TikTok, o objetivo da plataforma é ajudar marcas a potencializarem suas campanhas criativas, atingindo, dessa forma, seus objetivos e metas.
A ferramenta Symphony AI Dubbing, também é uma outra novidade anunciada pela plataforma. O recurso de tradução global permite com que criadores e marcas superem barreiras de linguagem, produzindo seus conteúdos em diversos idiomas e se conectando a audiências do mundo todo.
Feedback do mercado com o Symphony Collective
Com o lançamento do Symphony, o TikTok declarou que seu objetivo é “garantir que a nossa estratégia de desenvolvimento esteja alinhada com o feedback do mercado”. Para sediar discussões importantes sobre desenvolvimento e uso responsável de IA no marketing criativo, a companhia lançou o Symphony Collective: Conselho Consultivo do Mercado.
Os membros fundadores vêm de diferentes carreiras, incluindo representantes de marcas como Mondelez, American Eagle, Wendy’s e NBA; agências como OMD, Tinuiti, Day One, Tool, VaynerMedia e TBWA Chiat; e criadores como Drea Okeke, David Ma, Michelle Gonzales e O’Neil Thomas. Segundo a plataforma da ByteDance, os profissionais do conselho visam fornecer feedbacks reais sobre as soluções do TikTok de IA para marketing e promover um fórum aberto para discutir a indústria como um todo.
“No TikTok, continuamos inovando para ajudar marcas a se conectarem de formas autênticas com as suas comunidades e retribuir aos nossos criadores por suas criatividades”, finalizou a plataforma.