Lulu Santos recebe Prêmio à Excelência Musical no Latin Grammy

Gloria Groove entrega a Lulu Santos homenagem no Latin Grammy 2024 por sua contribuição significativa à música brasileira.
Picture of Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Alexandra Lioutikoff, Lulu Santos e Gloria Groove
Alexandra Lioutikoff, Lulu Santos e Gloria Groove (Courtesy of The Latin Recording Academy®)

Na edição de 2024 dos Prêmios Especiais do Latin Grammy, Lulu Santos foi um dos artistas homenageados com o Prêmio à Excelência Musical. O evento, apresentado por Gloria Estefan, destacou artistas que marcaram a música latina com suas contribuições.

Além de Lulu, Albita, Lolita Flores, Alejandro Lerner, Los Ángeles Azules e Draco Rosa também foram reconhecidos. Já os prêmios Trustees foram entregues a Ángel “Cucco” Peña e Chucho Rincón.

Lulu Santos recebeu o prêmio das mãos de Gloria Groove e Alexandra Lioutikoff, Presidente LATAM e Us. Latin da Universal Music Publishing

Lulu Santos é homenageado no Latin Grammy

Lulu subiu ao palco para receber seu gramofone especial pelas contribuições para a música brasileira e latina. Em espanhol, o músico brincou com sua falta de proficiência:

“Há décadas atrás, convidei Draco [Rosa] para falar algumas palavras em espanhol no meu álbum. E as palavras eram ‘uno, dos, tres, cuatro'”.

Porém, Lulu prosseguiu com os agradecimentos e destacou as pessoas que o ajudaram ao longo de sua jornada, mencionando nomes como Aluísio Reis, Marcelo Falcão e Marcello Castelo Branco, além de agradecer a Clebson Teixeira, seu companheiro. E citou o aniversário de 25 anos da premiação.

“Em primeiro lugar, meus parabéns à Academia do Latin Grammy por seu jubileu. Já passei por isso, e recomendo. É uma tremenda honra fazer parte dessa comunidade e das celebrações. Muito me toca saudar meus companheiros de premiação”.

Gloria Groove faz parte das honras à carreira de Lulu Santos

Lulu Santos 1
Lulu Santos (Courtesy of The Latin Recording Academy®)

De surpresa, Gloria Groove subiu ao palco como seu criador, Daniel Garcia. Em espanhol, GG se dirigiu à plateia para salientar a importância de Lulu para a música brasileira.

“É com grande honra que posso assumir esse posto por um breve momento para apresentar um dos prêmios mais especiais. Afinal, é impossível falar da música popular do Brasil sem mencionar a obra e o trabalho desse artista, que é como uma música que não sai de moda. Porque a cada vez que a escuta, termina redescobrindo seu significado. Seu nome: Lulu Santos.”

Depois, prosseguiu em português:

“Lulu é uma daquelas lendas que só aparecem de tempos em tempos. Sábio, intuitivo, intenso, destemido. Lulu mostra com a própria vida que ser autêntico não é apenas possível, mas sim necessário. Sua obra é capaz de mexer com as diversas nuances do nosso coração. Uma composição do Lulu pode ser tanto um abraço quanto pode ser um empurrão. Quanto ele te diz que ‘nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia’ e que ‘há tanta vida lá fora e também aqui dentro’, é um verdadeiro convite para aceitar a fluidez da vida e a improbabilidade das relações. Lulu consegue posicionar a filosofia de vida no centro, embalada pela mais colorida e apaixonante melodia.”

Por fim, Gloria Groove recordou uma coletiva de imprensa ao lado de Lulu:

“Em setembro desse mesmo ano, eu tive o privilégio de dividir o palco com ele, sendo visto como continuação do legado que ele vem construindo tão brilhantemente. Um momento dessa noite que fica marcado pra sempre na minha memória é o olhar de cumplicidade e as palavras de muito carinho que nós trocamos enquanto começava a nossa coletiva. Claro que a maioria de vocês também sabe disso, mas Lulu também é dono de um senso de humor impagável. Então o mais difícil pra essa drag queen foi manter uma expressão séria em frente à imprensa enquanto ele me sussurrava absurdos no ouvido! Mas foi naquele momento que eu entendi. Era a sensação de estar com alguém com quem eu troquei a vida inteira, como se eu estivesse me olhando no espelho. E é isso que te torna gigante, Lulu. Você é uma parte incontestável de tudo que a minha geração carrega. Então, se naquele dia a nossa traquinagem me distraiu de te dizer isso, hoje eu aproveito a oportunidade de te dizer, com todas as letras: muito obrigado. Obrigado por abrir caminhos, obrigado por mostrar que a música pop pode ter muita profundidade. Obrigado por ser nosso, mas principalmente obrigado por ser você. É graças ao seu talento e ao seu esforço que essa geração pode afirmar: ‘eu vejo a vida bem melhor no futuro'”.

Trajetória de Lulu Santos é celebrada em Miami

Alexandra Lioutikoff também subiu ao palco para introduzir a biografia de Lulu Santos e salientar a importância do cantor para a música do Brasil.

“É quase impossível encontrar um brasileiro que não tenha ouvido uma canção sequer de Lulu Santos. Eu tive a oportunidade de estar com o Lulu tanto no Brasil quanto nos EUA. Um homem que sempre esteve à frente de seu tempo, Lulu é mais que um cantor e compositor. Ele é mensageiro de amor e alegria, com a coragem de desafiar os padrões com reflexões em tempos difíceis. Ele é um visionário que conseguiu moldar o cenário da música brasileira com uma trajetória brilhante, se tornando parte da trilha sonora das histórias e da vida de milhões de pessoas. Inovação, contribuição, relevância e versatilidade. Essas são quatro palavras que descrevem esse cantor e compositor. Ao longo dos anos, ele explorou diferentes gêneros nas suas criações – do rock ao pop, do pop à eletrônica. Ele lançou mais de 20 discos, além de compilações e álbuns ao vivo. E é um dos poucos artistas brasileiros com uma discografia tão extensa, bem sucedida e de alta qualidade.”

Alexandra também pontuou a forma como Lulu se mantém à frente dos “Tempos Modernos”, sempre dialogando com novas gerações.

“Ao longo das décadas, ele se desafiou enquanto artista. Hoje, em 2024, suas músicas mais clássicas e também as mais recentes dialogam com os jovens artistas e ouvintes. Suas colaborações com Luísa Sonza e Melim refletem seu compromisso em explorar novos sons ao unir sua criação artística única com novas vozes, deixando um impacto duradouro na música moderna. Lulu recebeu o Prêmio da Música Brasileira, Prêmio Multishow e indicações ao Grammy Latino em categorias como Melhor Cantor, Melhor Álbum e Melhor Canção. Lulu Santos construiu uma identidade musical única e atemporal. Ele é uma inspiração para a comunidade LGBTQIA, com composições que falam de liberdade, amor e autenticidade.”

Uma trajetória e tanto

Lulu Santos iniciou sua carreira musical na década de 1970, integrando bandas como Veludo Elétrico e Vímana. Nos anos 1980, lançou seu primeiro álbum solo “Tempos Modernos”, que inclui a faixa homônima. Outros álbuns importantes são “O Ritmo do Momento”, que trouxe “A Cura”, e “Tudo Azul”, com canções como “Adivinha o Quê”

Nos anos seguintes, álbuns como “Assim Caminha a Humanidade” e “Eu e Memê, Memê e Eu” ampliaram sua presença na cena musical, apresentando faixas como “Toda Forma de Amor” e “Aviso aos Navegantes”. Além de sua produção nos estúdios, Lulu Santos se destacou como jurado no programa The Voice Brasil, sempre em contato com as novas gerações da música nacional.