Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Facebook Twitter Youtube
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

Hipgnosis adquire catálogo musical de Justin Bieber por mais de R$ 1 bilhão

Foto de Redação
Redação
  • 24/01/2023
  • 14:17
  • Tempo de leitura: 4 min

A Hipgnosis Songs Capital, apoiada pelo fundo de investimento Blackstone e em parceria com a Hipgnosis Songs Management, adquiriu o catálogo musical do cantor e compositor Justin Bieber por mais de US$ 200 milhões (mais de R$ 1 bilhão). Os rumores da venda do catálogo acontecem desde o final do ano passado e, de acordo com a Variety, apesar do acordo, as obras musicais do artista seguirão sob a administração da gravadora Universal Music e da Editora Universal Music Publishing que possuem uma parceria de longa data com o cantor.

Leia Mais:

  • Hipgnosis garante refinanciamento de dívida em meio a condições de mercado ‘imprevisíveis’
  • Catálogo da Hipgnosis está avaliado em R$ 14,5 bilhões
  • Hipgnosis adquire 100% do catálogo musical de Justin Timberlake
  • Hipgnosis levanta mais R$ 1 bi para investir em catálogos
  • Hipgnosis adquire catálogos de Michel Bublé e Metallica produzidos por Bob Rock
  • Hipgnosis Songs adquire catálogo musical de Shakira

A Hipgnosis adquiriu 100% de participação de Justin Bieber em seus Direitos Autorais e Direitos Conexos para todo o catálogo, compreendendo mais de 290 títulos lançados antes de 31 de dezembro de 2021.

Justin Bieber
Justin Bieber. Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

Justin Bieber é um dos artistas musicais mais vendidos de todos os tempos, com vendas estimadas em mais de 150 milhões de discos em todo o mundo. Todos os seis álbuns de estúdio oficiais de Bieber foram certificados como platina ou multiplatina pela RIAA, juntamente com 33 singles de platina ou multiplatina globalmente, de acordo com o Music Week.

Merck Mercuriadis, fundador e diretor executivo da Hipgnosis Song Management, disse: “O impacto de Justin Bieber na cultura global nos últimos 14 anos foi realmente notável. Com apenas 28 anos de idade, ele é um dos poucos artistas definidores da era do streaming que revitalizou toda a indústria da música, levando consigo um público fiel e mundial em uma jornada de fenômeno adolescente a artista culturalmente importante.”

Merck Mercuriadis
Merck Mercuriadis. Foto: Divulgação

O executivo completa: “Esta aquisição está entre os maiores negócios já feitos para um artista com menos de 70 anos, tal é o poder deste catálogo incrível que tem quase 82 milhões de ouvintes mensais e mais de 30 bilhões de streams apenas no Spotify. Scooter Braun o ajudou a construir um catálogo magnífico, e é um prazer receber Justin e suas músicas e gravações incríveis na família Hipgnosis.”

Scooter Braun, CEO da Hybe America e gerente de Justin Bieber por 15 anos, disse: “Quero agradecer a Merck e toda a sua equipe Hipgnosis e todos os nossos parceiros envolvidos por trabalharem tanto para fazer esse acordo histórico acontecer. Quando Justin tomou a decisão de fazer um acordo de catálogo, rapidamente encontramos o melhor parceiro para preservar e aumentar esse legado incrível, a Merck e a Hipgnosis.”

Scooter Braun
Scooter Braun. Foto: Getty Images (Uso autorizado POPline)

Braun continua: Por mais de uma década, Justin Bieber nos entreteve e nos emocionou com algumas das maiores canções do mundo. Estou muito orgulhoso dele e de todos os envolvidos ao longo dos anos em ajudar a acumular esse incrível corpo de trabalho. Justin é realmente um artista único em uma geração e isso é refletido e reconhecido pela magnitude deste acordo. Há 15 anos sou grato por testemunhar esta jornada e hoje estou feliz por todos os envolvidos. A grandeza de Justin está apenas começando.”

Justin Bieber: conquistas, venda de catálogo e atual hiato

O artista solo mais jovem a ter oito álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos, um recorde anteriormente detido por Elvis Presley desde 1965, Justin Bieber liderou o Hot 100 dos Estados Unidos com oito singles ao longo de sua carreira. Ele é o primeiro e único artista na história do Spotify a ganhar um recorde de 12 placas, com músicas que ultrapassam 1 bilhão de streams na plataforma.

Alem disso, Bieber tem três singles – Baby, Sorry e Despacito – que ganharam certificações de Diamante por vendas nos Estados Unidos superiores a 10 milhões em Love Yourself que está prestes a alcançar o mesmo status.

A aquisição do Catálogo Musical de Bieber foi feita em nome da Hipgnosis Songs Capital, uma parceria entre a Hipgnosis Song Management e fundos administrados pela Blackstone. Bieber foi representado por Scooter Braun na Hybe America, David Bolno na NKSFB, Aaron Rosenberg e Audrey Benoualid na Myman Greenspan Fox Rosenberg Mobasser Younger & Light LLP e Michael Rhodes na Cooley.

A Hipgnosis Songs Capital foi representada por William Leibowitz no William R. Leibowitz Law Group, Seth Traxler e Rory Wellever na Kirkland & Ellis LLP e Robert Fowler & Lisa Ong na HW Fisher.

A notícia do acordo chega após algumas semanas do cancelamento das datas restantes de sua turnê “Justice”. A turnê, que estava originalmente programada para ser lançada em 2020, foi adiada várias vezes, inicialmente devido à pandemia, mas, mais recentemente após sua luta contra a síndrome de Ramsay Hunt, um vírus raro que, no caso dele, causou paralisia facial. No entanto, a turnê foi lançada em março e cobriu a maior parte da América do Norte, mas ele cancelou as datas, após anunciar suas dificuldades com a doença.

Em paralelo, a negociação também ocorre em meio a um esfriamento geral do mercado de catálogos, que segundo à Varitey tornou-se “menos atraente” à medida que os preços dispararam e as taxas de juros e impostos sobre ganhos de capital aumentaram.

O catálogo de Bieber, embora contenha partes de seus múltiplos sucessos nos últimos 15 anos, também é uma quantidade menos comprovada do que catálogos mais experientes, como Genesis e Phil Collins, cujos catálogos foram vendidos por US$ 300 milhões no início deste ano.

No entanto, algumas empresas, particularmente a Hipgnosis, adotaram a estratégia de aquisição para catálogos mais novos. No ano passado, a empresa adquiriu os direitos do catálogo de músicas de Justin Timberlake, cujas obras são alguns anos mais antigas que as de Bieber, em um negócio avaliado em pouco mais de US$ 100 milhões. Por outro lado, Hipgnosis também adquiriu o catálogo do lendário cantor e compositor Leonard Cohen, que inclui muitos clássicos com mais de 50 anos.

Compartilhe

Leia também...

Spotify lança filme exclusivo com Travis Scott e reforça aposta em conteúdo audiovisual

IMS disponibiliza mais de 6 mil gravações para download gratuito em projeto de preservação da música brasileira

Exclusivo: Ranked Music fortalece operação no Brasil com chegada de Isabel Monsanto

Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anuncia vencedores em cerimônia cheia de estrelas no Rio de Janeiro

turnê, show ao vivo
  • Análises

Novo estudo da Berklee detalha por que os ingressos estão cada vez mais caros

Curso Teatro Castro Alves
  • Acontece no Mercado

Teatro Castro Alves abre inscrições para cursos gratuitos de iniciação à música sinfônica

Lucas Mamede assina com a Universal Music - Crédito Ricardo Brunini
  • Acontece no Mercado

Lucas Mamede assina com a Universal Music e prepara novo álbum com Rafael Ramos

Mulheres profissionais do mercado da música após a gravação do videoclipe “É o Pagode Por Elas” Foto Lane Silva
  • Acontece no Mercado

Imersão Som Por Elas promove oficinas gratuitas para mulheres da música em Salvador

Tela do TikTok para Artistas (Crédito: Reprodução)
  • Tecnologia & Inovação

TikTok lança plataforma global com dados e insights para artistas

Crescimento do turismo musical
  • Acontece no Mercado

Turismo musical deve movimentar R$ 1,5 trilhão até 2030 com força entre jovens viajantes

Kesha
  • Acontece no Mercado

Kesha lança plataforma Smash para conectar músicos e promover autonomia criativa

Rio2C
  • Acontece no Mercado, Coberturas

Rio2C teve público de mais de 55 mil e já confirmou edição de 2026, com retorno do palco do Mundo da Música

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram Facebook X-twitter Youtube

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por