Dia Mundial do Rádio: Ecad revela maiores sucessos da última década em todas as regiões do Brasil

Estudo do Ecad, divulgado para o Dia Mundial do Rádio, revela que músicas internacionais lideraram as programações de emissoras no Brasil na última década.
Picture of Nathália Pandeló
Nathália Pandeló
Rádio - Crédito Eric Nopanen
Crédito: Eric Nopanen

As rádios brasileiras continuam a ocupar espaço relevante no consumo de música, mesmo com o avanço do streaming. Dados do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) mostram que, nos últimos 10 anos, a preferência nas emissoras que pagam direitos autorais foi por músicas internacionais em todas as regiões do país.

A pesquisa, divulgada neste Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, levantou as canções mais tocadas em estações adimplentes das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul. O resultado destacou a força de nomes como Ed Sheeran, Daft Punk e Sam Smith, enquanto o repertório nacional apareceu com menor frequência.

Rádio exibe domínio internacional nas regiões Sudeste e Sul

O estudo apontou que o Sudeste teve o maior percentual de músicas internacionais entre as mais tocadas. Cerca de 80% das canções que apareceram no top 20 da última década na região foram compostas por estrangeiros. Entre elas, estão “Piece of your heart”, do trio italiano Meduza, e “Shape of you”, de Ed Sheeran.

Na região Sul, o domínio também foi internacional, com 55% das músicas no ranking compostas por autores de fora do Brasil. O levantamento mostrou a presença de faixas como “Get lucky”, do Daft Punk, e “Hey brother”, do Avicii, indicando que o pop eletrônico seguiu forte nos dials locais.

Centro-Oeste e Norte equilibram repertório

Embora o cenário geral seja de predominância internacional, o Centro-Oeste apresentou certa divisão. Lá, 65% das músicas tocadas eram estrangeiras, enquanto as nacionais representaram 35%. Canções como “Erro gostoso”, dos compositores Lucas Souza e Flavinho do Kadet, dividiram espaço com hits internacionais como “Someone you loved”, de Lewis Capaldi.

A região Norte teve um cenário próximo, com 60% de músicas estrangeiras e 40% nacionais. “Irreplaceable”, de Beyoncé, e “Halo”, da mesma artista, foram algumas das mais tocadas. No entanto, “Coração pirata”, do Roupa Nova, apareceu no ranking, reforçando que sucessos nacionais seguem circulando nas estações.

Nordeste destaca música nacional em primeiro lugar

O Nordeste se diferenciou por ter sido a única região onde uma música nacional ficou em primeiro lugar. “Flores em vida”, composta por Vanessa da Mata, Felipe Duram e outros autores, liderou as execuções nos últimos 10 anos entre as rádios que pagam direitos autorais.

Mesmo assim, o levantamento mostrou que 55% das canções mais executadas na região foram de compositores estrangeiros. Hits como “Piece of your heart” e “Shape of you” também apareceram no topo, mostrando que o pop internacional segue alcançando o público local.

Rádio mantém espaço importante para autores e intérpretes

Dia Mundial do Rádio (Crédito: Austin Distel)
Crédito: Austin Distel

A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, afirmou que, mesmo com as plataformas digitais crescendo, essa mídia segue relevante como meio de divulgação e consumo de música. Ela destacou que o segmento tem peso significativo na arrecadação e distribuição de direitos autorais.

“O rádio continua a ser um forte meio de comunicação no Brasil, pois os brasileiros o escolhem para ouvir música e confiam nele para conferir as notícias, apesar das outras opções que o streaming oferece hoje em dia. Nos últimos anos, o segmento de rádio tem sido um dos principais na distribuição dos direitos autorais de compositores e artistas”.

Segundo Amorim, o desafio é reduzir a inadimplência entre emissoras que ainda não pagam o uso de músicas. A gestora indicou que o Ecad trabalhará em 2025 para ampliar a arrecadação no setor, o que pode resultar em mais valores distribuídos para compositores e artistas.

“Nossa expectativa é diminuir a inadimplência no segmento de rádio para que possamos aumentar a arrecadação dos direitos autorais e distribuir mais para quem vive da música”.

Dia Mundial do Rádio reforça papel histórico do meio

Criado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em 2011, o Dia Mundial do Rádio homenageia a primeira transmissão das Nações Unidas, feita em 1946. A data busca lembrar a importância do veículo na democratização da informação e no acesso à cultura em diversos países.

No Brasil, as ondas sonoras permanecem presentes em comunidades distantes e áreas sem boa conexão de internet. Além disso, seguem sendo referência para ouvintes que buscam atualizações e novidades do mercado musical.

Em 2024, o rádio alcançou 79% da população nas 13 principais regiões metropolitanas do Brasil, com uma média diária de escuta de 3 horas e 55 minutos, segundo a Kantar IBOPE Media. A Grande Belo Horizonte lidera em audiência, com 86,5% da população ouvindo suas estações favoritas, seguida por Curitiba (83,7%) e Fortaleza (83,2%). O consumo digital cresce e atinge seu pico às 8h, enquanto o tradicional tem maior audiência às 10h.

Rádio adimplente e inadimplente revela diferença nos dados

O estudo do Ecad considerou apenas as emissoras adimplentes, ou seja, aquelas que pagam regularmente os direitos autorais pela execução de músicas. Esse recorte deixa de fora rádios comunitárias e parte das emissoras do interior, que operam sem o licenciamento formal.

Isso pode indicar que o cenário musical das rádios brasileiras seja ainda mais variado do que o mostrado no levantamento. Emissoras inadimplentes, muitas delas voltadas à música local, tendem a ter programação com maior presença de artistas regionais e independentes.

Futuro passa por integração com digital

As rádios vêm buscando se adaptar às mudanças no consumo de música. Muitas emissoras investiram em transmissões simultâneas pela internet e integração com redes sociais para manter a audiência.

Essa migração para o digital também pode impactar os próximos levantamentos do Ecad. As músicas tocadas nesses ambientes precisam ser rastreadas, pois a arrecadação e a distribuição dos direitos autorais dependem desse monitoramento constante.

Músicas mais tocadas na região Centro-Oeste entre 2015 e 2025

  1. Piece of your heart (Luke / Simon De Jano / Joshua Alexander Grimmett / Nathan C / Blake Cooper / Madwill)
  2. Flores em vida – citação: boa sorte/good luck (Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata)
  3. 7 years (Morten Jensen / Lukas Graham / Brody Brown / Morten Pilegaard / Stefan Forrest / La Brel David James)
  4. Leave the door open (D Mile / B Anderson / Brody Brown / Bruno Mars)
  5. Get lucky (Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem)
  6. Shape of you (Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss)
  7. Hey brother (Ash Pournorui / Fire Frank / Veronica Maggio / Avicii / Damien Adore)
  8. Say something (Danjahandz / Chris Stapleton / Larrance Levar Dopson / Justin Timberlake / Timbaland)
  9. Someone you loved (Benjamin Alexander Kohn / Peter Norman Cullen Kelleher / Romans / Lewis Capaldi / Tom Barnes)
  10. Erro gostoso (Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia)
  11. Timber (Luke Gottwald / Sermstyle / Breyan Isaac / Kesha / Greg Errico / Steve Arrington / Priscilla Renea / Roger Parker / Carter Charles Cedel / Cirkut / Buddy L Hank / Lee Oskar / Pitbull / Oskar Keri)
  12. Coração pirata (Serginho Herval / Cleberson Horsth / Nando / Paulinho / Ricardo Feghali / Aldir Blanc / Eurico Filho)
  13. My universe (Rap Monster / Bill Rahko / Ho Seok Jeong / Coldplay / William Champion / Max Martin / A Martin / Suga / Necro Facility)
  14. Dancing with a stranger (Eriksen Mikkel Storleer / Sam Smith / Normani Kordei / Tor Erik Hermansen / James John Napier)
  15. Regime fechado (Samuel Alves / Natanael Silva / Juan Marcus / Vinicius / Thiago Alves / Jenner Melo)
  16. Always remember us this way (Hillary Lee Lindsey / Lori Mac Kenna / Lady Gaga / Natalie Hemby)
  17. Jenifer (Allef Alcino / Joao Pala / Thales Gui / Fred Willian / Abel Junior / Junior Avelar / Leo Sousa / Thawan Alves)
  18. Medo bobo (Vinicius O Poeta / Maraisa / Francisco Araujo / Junior Pepato / Juliano Tchula)
  19. Facas (Flavinho Tinto / Douglas Mello / Victor Hugo / Nando Marx / Philipe Pancadinha)
  20. A sky full of stars (Coldplay / William Champion / Avicii / A Martin)

Músicas mais tocadas na região Nordeste entre 2015 e 2025

  1. Flores em vida – citação: boa sorte/good luck (Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata)
  2. Piece of your heart (Luke / Simon De Jano / Joshua Alexander Grimmett / Nathan C / Blake Cooper / Madwill)
  3. Jenifer (Allef Alcino / Joao Pala / Thales Gui / Fred Willian / Abel Junior / Junior Avelar / Leo Sousa / Thawan Alves)
  4. Medo bobo (Vinicius O Poeta / Maraisa / Francisco Araujo / Junior Pepato / Juliano Tchula)
  5. Halo (Ryan Tedder / Beyonce / Bogart)
  6. Shape of you (Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss)
  7. Facas (Flavinho Tinto / Douglas Mello / Victor Hugo / Nando Marx / Philipe Pancadinha)
  8. A noite (Rita Wainer / Adriano Cintra / Giuseppe Anastasi / Tie / Andre Whoong)
  9. Always remember us this way (Hillary Lee Lindsey / Lori Mac Kenna / Lady Gaga / Natalie Hemby)
  10. Dancing with a stranger (Eriksen Mikkel Storleer / Sam Smith / Normani Kordei / Tor Erik Hermansen / James John Napier)
  11. When I was your man (Ari Levine / Andrew Wyatt / Phillip Lawrence / Bruno Mars)
  12. Say something (Danjahandz / Chris Stapleton / Larrance Levar Dopson / Justin Timberlake / Timbaland)
  13. Erro gostoso (Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia)
  14. Regime fechado (Samuel Alves / Natanael Silva / Juan Marcus / Vinicius / Thiago Alves / Jenner Melo)
  15. Shallow (Dirty Pretty Things / Andrew Wyatt / Lady Gaga / Mark Ronson)
  16. Get lucky (Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem)
  17. 7 years (Morten Jensen / Lukas Graham / Brody Brown / Morten Pilegaard / Stefan Forrest / La Brel David James)
  18. Irreplaceable (Eriksen Mikkel Storleer / Bjorklund Amund / Beyonce / Espen Lind / Tor Erik Hermansen / Ne Yo)
  19. Morena (Diego Barão / Shylton / Breno / Luan Santana / Lucas Santos)
  20. Medicina (Anitta / Mauricio Reglero / Jon Leone / Mario Alberto Caceres / Andy Clay Cruz Felipe)

Músicas mais tocadas na região Norte entre 2015 e 2025

  1. Irreplaceable (Eriksen Mikkel Storleer / Bjorklund Amund / Beyonce / Espen Lind / Tor Erik Hermansen / Ne Yo)
  2. Halo (Ryan Tedder / Beyonce / Bogart)
  3. Dancing with a stranger (Eriksen Mikkel Storleer / Sam Smith / Normani Kordei / Tor Erik Hermansen / James John Napier)
  4. Hey brother (Ash Pournorui / Fire Frank / Veronica Maggio / Avicii / Damien Adore)
  5. Flores em vida – citação: boa sorte/good luck (Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata)
  6. Get lucky (Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem)
  7. Shape of you (Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss)
  8. Timber (Luke Gottwald / Sermstyle / Breyan Isaac / Kesha / Greg Errico / Steve Arrington / Priscilla Renea / Roger Parker / Carter Charles Cedel / Cirkut / Buddy L Hank / Lee Oskar / Pitbull / Oskar Keri)
  9. My universe (Rap Monster / Bill Rahko / Ho Seok Jeong / Coldplay / William Champion / Max Martin / A Martin / Suga / Necro Facility)
  10. Coração pirata (Serginho Herval / Cleberson Horsth / Nando / Paulinho / Ricardo Feghali / Aldir Blanc / Eurico Filho)
  11. First class (Jasper Lee Harris / Raheem The Dream / Awesome Jones / Angel Lopez / Roget Chahayed / Charlie Handsome / Elvis Jr Williams / Nickie Jon Pabon / Douglas Ford / Will I Am / Chris Lova Lova / Jack Harlow / Fergie)
  12. Cold heart (Dean Meredith (Gb) / Sam La More / Sir Drew (Gb 2) / Pnau / Ann Orson / Bernie Taupin)
  13. Aí eu ligo (Matheus Mattos / Paulinha Goncalves / Arthur Castro / Alcebias Flausino / Kaua Rodrigues)
  14. See you again (Andrew Cedar / Dj Frank E / Charlie Puth / Daniel Benjamin Cobbe / Joshua Karl Simon Hardy / Wiz Khalifa / Phoebe Louise Cockburn)
  15. Grandes coisas (Mc Cann Andrew / Alan Peter Comfort / Paula Santos / Ian Jordan / Peter Kernoghan / Aaron Jordan Boyd / Richard Bleakley)
  16. Jenifer (Allef Alcino / Joao Pala / Thales Gui / Fred Willian / Abel Junior / Junior Avelar / Leo Sousa / Thawan Alves)
  17. A sky full of stars (Coldplay / William Champion / Avicii / A Martin)
  18. Ela e ela (Cris Ribeiro / Flavinho Tinto / Douglas Mello / Nando Marx / Thales Lessa)
  19. Arranhão (Flavinho Do Kadet / Felipe Kef / Felipe Marins / Nudoze / Kaique Kef / Edson Garcia)
  20. Someone you loved (Benjamin Alexander Kohn / Peter Norman Cullen Kelleher / Romans / Lewis Capaldi / Tom Barnes)

Músicas mais tocadas na região Sudeste entre 2015 e 2025

  1. Piece of your heart (Luke / Simon De Jano / Joshua Alexander Grimmett / Nathan C / Blake Cooper / Madwill)
  2. Shape of you (Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss)
  3. Irreplaceable (Eriksen Mikkel Storleer / Bjorklund Amund / Beyonce / Espen Lind / Tor Erik Hermansen / Ne Yo)
  4. Dancing with a stranger (Eriksen Mikkel Storleer / Sam Smith / Normani Kordei / Tor Erik Hermansen / James John Napier)
  5. Timber (Luke Gottwald / Sermstyle / Breyan Isaac / Kesha / Greg Errico / Steve Arrington / Priscilla Renea / Roger Parker / Carter Charles Cedel / Cirkut / Buddy L Hank / Lee Oskar / Pitbull / Oskar Keri)
  6. Say something (Danjahandz / Chris Stapleton / Larrance Levar Dopson / Justin Timberlake / Timbaland)
  7. My universe (Rap Monster / Bill Rahko / Ho Seok Jeong / Coldplay / William Champion / Max Martin / A Martin / Suga / Necro Facility)
  8. Get lucky (Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem)
  9. Hey brother (Ash Pournorui / Fire Frank / Veronica Maggio / Avicii / Damien Adore)
  10. 7 years (Morten Jensen / Lukas Graham / Brody Brown / Morten Pilegaard / Stefan Forrest / La Brel David James)
  11. Flores em vida – citação: boa sorte/good luck (Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata)
  12. Leave the door open (D Mile / B Anderson / Brody Brown / Bruno Mars)
  13. First class (Jasper Lee Harris / Raheem The Dream / Awesome Jones / Angel Lopez / Roget Chahayed / Charlie Handsome / Elvis Jr Williams / Nickie Jon Pabon / Douglas Ford / Will I Am / Chris Lova Lova / Jack Harlow / Fergie)
  14. Cold (feat future) (John Henry Ryan / Phil Paul Shaouy / Detail / Adam Levine / Justin D Tranter / J Kash)
  15. Cold heart (Dean Meredith (Gb) / Sam La More / Sir Drew (Gb 2) / Pnau / Ann Orson / Bernie Taupin)
  16. Medo bobo (Vinicius O Poeta / Maraisa / Francisco Araujo / Junior Pepato / Juliano Tchula)
  17. Regime fechado (Samuel Alves / Natanael Silva / Juan Marcus / Vinicius / Thiago Alves / Jenner Melo)
  18. Mandou bem (Marcos Tulio Lara / Nile Rodgers / Rogerio Flausino / Gigi Cerqueira / Barnes Jerry / Fabio O’brian / Paulinho Fonseca / Pj / Marcio Buzelin)
  19. The middle (Jordan Kendall Johnson / Marclo / Grey / Zedd / Stefan Adam Johnson / Sarah Paige Aarons)
  20. Rather be (Nicole Marshall / Jack Patterson / James John Napier / Grace Chatto)

Músicas mais tocadas na região Sul entre 2015 e 2025

  1. Piece of your heart (Luke / Simon De Jano / Joshua Alexander Grimmett / Nathan C / Blake Cooper / Madwill)
  2. Timber (Luke Gottwald / Sermstyle / Breyan Isaac / Kesha / Greg Errico / Steve Arrington / Priscilla Renea / Roger Parker / Carter Charles Cedel / Cirkut / Buddy L Hank / Lee Oskar / Pitbull / Oskar Keri)
  3. Flores em vida – citação: boa sorte/good luck (Ben Harper / Felipe Duram / Alberto Araujo / Vanessa Da Mata)
  4. Shape of you (Briggs Kevin Jerome / Ed Sheeran / Maccutcheon Steven / John Macdaid (Gb) / Tameka D Cottle / Kandi L Burruss)
  5. Get lucky (Nile Rodgers / Daft Punk / Pharrell / Christo Guy Manuel Homem)
  6. Hey brother (Ash Pournorui / Fire Frank / Veronica Maggio / Avicii / Damien Adore)
  7. My universe (Rap Monster / Bill Rahko / Ho Seok Jeong / Coldplay / William Champion / Max Martin / A Martin / Suga / Necro Facility)
  8. Mandou bem (Marcos Tulio Lara / Nile Rodgers / Rogerio Flausino / Gigi Cerqueira / Barnes Jerry / Fabio O’brian / Paulinho Fonseca / Pj / Marcio Buzelin)
  9. Dancing with a stranger (Eriksen Mikkel Storleer / Sam Smith / Normani Kordei / Tor Erik Hermansen / James John Napier)
  10. Aí eu ligo (Matheus Mattos / Paulinha Goncalves / Arthur Castro / Alcebias Flausino / Kaua Rodrigues)
  11. Say something (Danjahandz / Chris Stapleton / Larrance Levar Dopson / Justin Timberlake / Timbaland)
  12. 7 years (Morten Jensen / Lukas Graham / Brody Brown / Morten Pilegaard / Stefan Forrest / La Brel David James)
  13. Cold heart (Dean Meredith (Gb) / Sam La More / Sir Drew (Gb 2) / Pnau / Ann Orson / Bernie Taupin)
  14. Coração pirata (Serginho Herval / Cleberson Horsth / Nando / Paulinho / Ricardo Feghali / Aldir Blanc / Eurico Filho)
  15. Regime fechado (Samuel Alves / Natanael Silva / Juan Marcus / Vinicius / Thiago Alves / Jenner Melo)
  16. First class (Jasper Lee Harris / Raheem The Dream / Awesome Jones / Angel Lopez / Roget Chahayed / Charlie Handsome / Elvis Jr Williams / Nickie Jon Pabon / Douglas Ford / Will I Am / Chris Lova Lova / Jack Harlow / Fergie)
  17. Facas (Flavinho Tinto / Douglas Mello / Victor Hugo / Nando Marx / Philipe Pancadinha)
  18. Jenifer (Allef Alcino / Joao Pala / Thales Gui / Fred Willian / Abel Junior / Junior Avelar / Leo Sousa / Thawan Alves)
  19. Erro gostoso (Lucas Souza / Flavinho Do Kadet / Felipe Marins / Gabriel Angelo / Eliabe Quexin / Edson Garcia)
  20. Notificação preferida (Os Parazim / Vine Show / Junior Gomes)

Leia mais: