Criatividade vs. Algoritmo

Artigo de opinião assinado por Marina Mattoso para o Mundo da Música
Foto de Marina Mattoso
Marina Mattoso
Criatividade vs. Algoritmo
Criatividade vs. Algoritmo. Foto: Divulgação

Será que alguém ainda lê colunas completas ou será que meu formatinho já não faz mais sentido? Se você leu até aqui, parabéns, já leu mais que a média do TikTok. Antes que você me jogue no ChatGPT, leitor da era da dispersão, eu mesma me resumo: 

10 3 PONTOS-CHAVE NA DISCUSSÃO SOBRE ALGORITMO VS. CRIATIVIDADE:

  1. Saúde mental não é KPI! O concorrente aí com o triplo de seguidores e você preocupado com ócio criativo. Esquece propósito, o importante é lançar de 2 em 2 meses pro algoritmo não te esquecer. 
  2. De single em single, chegamos no limbo. Pra que me concentrar num retiro e sair de lá com um álbum, um conceito, mil ideias se eu posso ir jogando singles no mercado pra ver se um viraliza? 
  3. Como ser autêntico se cada passo é moldado por dado? E nossa música vai se tornando cada vez mais genérica, e a Inteligência Artificial adorando a facilidade de nos imitar. 

Criatividade vs Algoritmo. The Algorithm. Foto: Rubyetc
Criatividade vs Algoritmo. The Algorithm. Foto: Rubyetc

Gostou da minha coluna?

Espero que não

Se você chegou até aqui, comenta no post do Mundo da Música (inserir link) “quero ler mais!” (e pode sugerir as abordagens que você acha mais interessantes). 

Se você não chegou nem até aqui, bom…

________

Marina Mattoso

Missão: contribuir para que artistas alcancem seus objetivos com clareza e responsabilidade.
Especialista em marketing digital musical, sócia da Jangada Comunicação, coordenadora do curso Marketing Digital para Artistas e colunista deste portal Mundo da Música.