A distribuidora Ditto Music realizou uma pesquisa para saber quantos artistas independentes já estão usando a Inteligência Artificial (IA) em suas músicas e quais considerariam o uso do recurso em um futuro próximo. O levantamento, que coletou dados de mais de 1.250 usuários da distribuidora em 2023, apontou que cerca de 60% dos artistas independentes já utilizam a IA em seus projetos musicais.
Leia Mais:
- Avanço da IA: Entidades apresentam carta ao Senado Federal em defesa dos direitos dos criadores
- Criadores do “ChatGPT” lançam inteligência artificial que gera vídeos
- Inteligência Artificial: Google criou mais de 10 milhões de faixas musicais com MusicFX
- Setor criativo europeu pressionou UE pela Lei de Inteligência Artificial
- Spotify lança versão teste de IA generativa de texto para criação de playlists
Entre os resultados da pesquisa, 76,5% dos artistas entrevistados usariam ferramentas de IA para criar a capa de seus álbuns. Enquanto que 61,5% empregariam a inteligência artificial na produção musical e 66% explorariam o recurso para mixar e masterizar suas músicas. Segundo o levantamento, 47,1% afirmaram que usariam a IA nas suas composições.

A pesquisa aponta que apenas 28,5% dos artistas não utilizariam a IA para fins musicais. Os dados da Ditto Music revelam o crescimento da popularidade da inteligência artificial entre os artistas independentes, ao mesmo tempo que entidades buscam uma regulação da tecnologia que assegure os direitos dos criadores.






