Ir para o conteúdo
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas

Conecte-se Conosco

Instagram
Acontece no Mercado
Análises
Tecnologia & Inovação
Entrevistas
Eventos
Guia MM
De Olho na Gig
Opinião
Coberturas
  • Mundo Da Música

Catálogos, a bola da vez

Foto de Redação
Redação
  • 31/03/2021
  • 12:07
  • Tempo de leitura: 2 min

Tenho visto tantas negociações sobre catálogos e acho um movimento interessante para a indústria criativa. Mas, afinal, o que estamos vendendo e para quem?

Sou uma fã de catálogos pelo meu histórico à frente de uma das maiores Editoras Independentes do Brasil e de tudo que vivenciei nesse projeto. E o que mais carrego é a importância que um catálogo representa.

As vezes reflito sobre a dificuldade em quantificar e precificar devido a “intangibilidade” desse ativo, afinal não é commodity e o mundo atual, com a democratização da exploração dos conteúdos, trouxe infinitas possibilidades de comercialização, mas ainda sem uma garantia real de resultados.

Em tempos de “lançamentos”, “novidades” e “posições em charts”, a porção mais valiosa do nosso ativo cultural virou moeda de troca. Está errado? Não. Mas vender um catálogo pode ser uma oportunidade de monetização imediata em tempos obscuros. Respeito quem compra, respeito quem vende, mas quando me consultam sempre coloco lado A e lado B.

Estamos fazendo esse valuation em uma situação atípica, tudo pode mudar num futuro próximo, novos acordos, possível ajuste em monetização, então calma. Avalie, analise, consulte, repense. A musica é o ativo dos compositores e dos artistas + produtores fonográficos, negociar na crise é sempre arriscado. Afinal, a regra básica que aprendi na faculdade de Economia, lei da oferta e procura, não é Jean-Baptiste Say?

Viva a música atemporal! E que bons negócios aconteçam respeitando direitos de quem as criou.

Quer saber mais sobre Cris Falcão?

Clica aqui para ler a entrevista completa com a executiva no quadro Gente.Biz, que traz histórias e cases de grandes nomes da indústria da música. Durante a entrevista, Cris revela detalhes sobre como vem transformando desafios em grandes oportunidades durante a sua trajetória e como se tornou referência no meio da música.

____________
Cris Garcia Falcão é executiva da Indústria Musical há mais de 15 anos. Atualmente é Diretora Administrativa da Ingrooves Music Group Brasil.

Compartilhe

Leia também...

YouTube: como entender os melhores horários de publicação e usar isso a favor de uma estratégia musical

Como inscrever um trabalho musical no Latin Grammy?

TuneCore atinge marca de US$ 5 bilhões pagos a artistas independentes

Exclusivo: WD tem parceria comercial e novo posicionamento de imagem sob gestão da Boogie Naipe

Guilherme Arantes firma parceria com MusicOn e Virgin Music Group
  • Acontece no Mercado

Guilherme Arantes firma parceria com MusicOn e Virgin Music Group

Latin Grammy disponibiliza site para emitir certificados
  • Acontece no Mercado

Latin Grammy 2025: saiba como assistir à transmissão ao vivo no Multishow, Bis e Globoplay

Nego Damoé assina com a Liga Entretenimento (crédito @sergioretratos_)
  • Acontece no Mercado

Exclusivo: Nego Damoé inicia nova fase com a Liga Entretenimento e projeta o “Samba de Rua” para o país

Artistas indicados recebem medalha no Latin Grammy 2025
  • Mundo Da Música

Artistas brasileiros indicados ao Latin Grammy 2025 recebem medalha em cerimônia especial

Palco da turnê No Pelo 360, de Hugo e Guilherme
  • Mundo Da Música

Exclusivo: Hugo e Guilherme batem recorde de vendas e anunciam nova turnê em 2026

Alex Luna, Paloma Morphy, Isadora, Sued Nunes, Juliane Gamboa, Ruzzi, Annasofia and Alleh no Best New Artist Showcase do Latin Grammy
  • Acontece no Mercado

Showcase em Las Vegas destaca artistas indicados a Revelação no Latin Grammy 2025

Artistas selecionados para o Luppa, da ONErpm
  • Acontece no Mercado

ONErpm lança “Luppa” e aposta em novos formatos para o Hip-Hop

Rosalía no Chartmetric
  • Acontece no Mercado

LUX: Rosalía se torna a artista que canta em espanhol com a maior estreia no Spotify

O primeiro Portal de Conteúdo especializado na Indústria Musical.

  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Acontece no Mercado
  • Análises
  • Tecnologia & Inovação
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Guia MM
  • De Olho na Gig
  • Opinião
  • Coberturas
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Expediente
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

Conecte-se Conosco

Instagram

2025 © MUNDO DA MÚSICA | Todos os direitos reservados

Desenvolvido por