O Expresso 2222 volta a ocupar o Edifício Oceania, em frente ao Farol da Barra, e transforma o Carnaval de Salvador 2026 em um grande tributo a Preta Gil. Com o tema “Pra Sempre Preta no 2222”, o camarote da família Gil chega à 26ª edição apostando na memória afetiva como fio condutor da festa.
Serão cinco dias de programação, de 13 a 17 de fevereiro, com cerca de 1.500 convidados por noite. A ambientação terá um painel de fotos da cantora e o dourado, uma de suas cores preferidas, como destaque na decoração. A cada noite, a família e amigos farão um brinde em homenagem à artista, em um momento simbólico que passa a integrar oficialmente o roteiro do espaço.
Palco 2222 celebra encontros e amigos de Preta

O palco, tradicional ponto de encontro do Expresso 2222, ganha um peso especial em 2026. A curadoria é de Andrea Franco e Thainá Pitta, e a cantora Marina Iris assume como vocalista principal da banda residente. Ao longo dos cinco dias, ela recebe convidados como Gilsons, Karinah, Majur, Flor Gil, MãeAna com o projeto “Mamãe eu quero”, além de Duh Marinho e Gominho.
Uma das presenças centrais é a DJ Jude Paulla, amiga próxima de Preta Gil e residente do camarote. Ela será responsável por abrir e encerrar as noites, conectando a pista ao espírito da homenageada.
“Viver com a Preta era sempre estar conectado com música, então eu vou preparar sets que tinham muito a ver com ela, dançantes. Como ela adorava se acabar numa pista de dança, eu vou juntar minha brasilidade com a energia que ela tinha e tenho certeza que vamos swingar bastante”, afirma Jude.
Além das apresentações musicais, o palco também contará com artistas do projeto Negritudes, iniciativa da Rede Globo voltada à valorização de músicos negros na cena brasileira. O movimento dialoga com a trajetória de Preta e com o posicionamento histórico do camarote dentro do Carnaval de Salvador.
Patrocínios e marcas fortalecem a estrutura do Expresso 2222

O Expresso 2222 é apresentado pelo iFood e conta com patrocínio de Elo, Natura, Solar Coca-Cola, Cerveja Sol, Diageo, C&A, Havaianas e Tenys Pé Baruel. A presença das marcas, segundo a organização, é parte da construção do projeto ao longo dos anos.
Para Fafá Giordano, diretora do camarote, a relação com os parceiros é tratada com atenção aos detalhes.
“O nosso diferencial, além de sermos um espaço exclusivo para convidados, é que conseguimos dar ampla visibilidade às marcas que nos apoiam”, destaca.
“O Carnaval é uma potente celebração da nossa identidade e, para a Elo, que tem a brasilidade em seu DNA, estar presente nesses momentos é fundamental. Nosso objetivo é engrandecer a conexão com a cultura, trazendo uma narrativa que a gente vem desenvolvendo há algum tempo, e usando o verão como um amplificador das experiências que aproximam a Elo dos brasileiros”, pontua Jade Chemin, Gerente Executiva de Marketing da Elo. A marca terá um espaço exclusivo para relacionamentos estratégicos e distribuição de brindes.
Flora Gil, agora conselheira do Expresso 2222, relembra o início do projeto, criado em 1998 como uma extensão da casa da família.
“Quando começamos, em 1998, nossa ideia era criar uma extensão da nossa casa para receber amigos durante o carnaval. Essa ideia permanece até hoje, mas o camarote foi ganhando uma proporção cada vez maior, graças às parcerias que nós fomos construindo”, analisa.
Representando o patrocinador master, Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood, comenta a estratégia da marca.
“Pelo quarto ano seguido, o iFood patrocina o Camarote Expresso 2222 porque acredita na força do Carnaval como uma das expressões mais verdadeiras da brasilidade. Como empresa brasileira, entendemos que esse investimento fortalece a economia local, promove o empreendedorismo e fomenta a nossa cultura. Estar presente no Carnaval reforça nosso engajamento com o país e também nos aproxima ainda mais dos milhões de brasileiros que nos escolhem para consumir, vender ou entregar”, afirma.
Beleza, gastronomia e responsabilidade socioambiental
A experiência no Expresso 2222 também passa por ativações de beleza, gastronomia e sustentabilidade. A Natura instala a estação “Tem Cultura, Tem Mistura, Tem Natura”, com retoques de maquiagem e penteados rápidos. A C&A assina as camisetas oficiais, feitas com algodão sustentável, e promove ações de personalização.
Na área de bebidas, a Diageo desenvolveu o drinque exclusivo “Caipi Preta Gil”, uma caipiroska de siriguela, fruta preferida da cantora. Já a Solar Coca-Cola participa com marcas como Coca-Cola, Cerveja Sol e Monster Energy.
A sustentabilidade segue como um dos pilares do projeto. Pelo quarto ano consecutivo, a Solar Coca-Cola fará a compra dos resíduos gerados no camarote por meio do Recicla Solar. Em 2024, a operação reciclou 1,75 tonelada; em 2025, 1,9 tonelada. Para 2026, a expectativa é ultrapassar 6,9 toneladas de resíduos coletados e adquiridos.
A startup SOLOS ficará responsável pela Central de Reciclagem, em parceria com a Cooperativa União Nazaré.
“O Camarote Expresso 2222 é um lugar que influencia comportamentos e narrativas. Quando a sustentabilidade ocupa um espaço tão simbólico do Carnaval, ela deixa de ser apenas discurso e passa a fazer parte da experiência cultural da festa”, afirma Saville Alves, líder de negócios e cofundadora da SOLOS.
Com música, memória e estrutura consolidada, o Expresso 2222 transforma a edição de 2026 em um encontro entre celebração e homenagem, mantendo o espírito de casa aberta que marcou sua origem.
Leia mais:
- Camarote Expresso 2222 homenageia Preta Gil e reúne 1.500 convidados por noite no Carnaval de Salvador
- Ecad aciona blocos do Carnaval de Salvador por dívidas que somam R$ 124 mil em direitos autorais
- Exclusivo: Davi Quaresma assina com a Som Livre e lança EP “Na Régua – Vol. 1” com Gaab no subúrbio carioca
- Brasil ganha protagonismo global em 2026 e artistas mostram que a brasilidade sempre esteve no centro da música
- Warner Chappell realiza song camp com a TV Globo e reúne 60 compositores para trilha de ‘Coração Acelerado’









