Agência AriPrensa registra crescimento de 80% e amplia atuação estratégica na comunicação de artistas e empreendedores

Liderada pelo empresário Ariel Quirino, a AriPrensa, que atualmente atende mais de 30 artistas e empreendedores, destaca os diferenciais de uma comunicação estratégica, construída a longo prazo e que vai além da exposição na imprensa
Foto de Láisa Naiane
Láisa Naiane
Agência AriPrensa, liderada por Ariel Quirino, registra crescimento de 80% e amplia atuação estratégica na comunicação de artistas e empreendedores
Agência AriPrensa, liderada por Ariel Quirino, registra crescimento de 80% e amplia atuação estratégica na comunicação de artistas e empreendedores. Foto: Divulgação

A Agência AriPrensa, especializada em comunicação estratégica e assessoria de imprensa no Brasil, registrou um crescimento de 80% no seu casting em 2025. Liderada pelo empresário Ariel Quirino, a companhia com quase 11 anos de atuação é especializada no setor de cultura, música e entretenimento e atende, atualmente, mais de 30 artistas. O anúncio foi feito em primeira mão ao Mundo da Música.

De acordo com a empresa, que atende atualmente nomes como: Dulce María, Lexa, Pocah, TZ da Coronel, Kamilla Fialho e Giovanna Lancellotti, entre outros; o crescimento é resultado de um olhar atualizado em relação ao mercado ao fornecer um serviço que vai além do escopo de envio de releases e da conquista de espaços na mídia. A companhia busca atuar de forma integrada, orientando artistas e empreendedores a fortalecerem sua narrativa, alinhando discurso, consolidando posicionamento e criando relevância no mercado.

“Nesses 10 anos já fizemos mais de 300 lançamentos musicais, atendemos mais de 100 artistas no Brasil, isso nos dá um know-how de mercado que nós sabemos os elementos que deram certo, errado; quais caminhos são melhores e quais estratégias podemos incluir no planejamento. A assessoria de imprensa não é uma receita de bolo, mas já aprendemos com os erros e acertos de muitos cases sucesso, pra hoje ter a clareza do que nós afirmamos e dos resultados que iremos alcançar”, analisa Ariel Quirino, fundador e CEO da AriPrensa.

Ariel Quirino, fundador e CEO da AriPrensa e Head de Comunicação e Estratégia de Dulce María
Ariel Quirino, fundador e CEO da AriPrensa e Head de Comunicação e Estratégia de Dulce María. Foto: Divulgação

Com os desafios em meio a um universo de informações no meio online e offline, a Ariprensa contou ao Mundo da Música que possui um olhar para que cada cliente tenha uma história clara, verdadeira e estratégica. Entre os pontos que a empresa acredita, estão: media training, alinhamento de discurso, estratégias 360° de comunicação, gerenciamento de crises e integração com áreas de marketing, música e marcas, aliados com um acompanhamento contínuo.

“É fundamental estarmos alinhados e atentos junto ao time envolvido, seja dos artistas ou, no caso dos empreendedores, porque somos a voz que ecoa nas reuniões quando algo não encaixa. Preciso dizer: quando uma notícia é publicada na imprensa, ela é o resultado direto da comunicação de tudo que acontece nos bastidores. Se não houver alinhamento, o resultado não será o esperado. Por isso, é essencial manter uma comunicação clara e transparente, na qual pontuamos o erro no momento em que ele acontece e estamos preparados para agir em situações de gestão de crise, seja para evitá-las ou solucioná-las”, revela Quirino.

AriPrensa: parceria com a cantora mexicana Dulce María e diferenciais no mercado brasileiro

Há 8 anos, o empresário Ariel Quirino está inserido na estratégia 360º da carreira da cantora, compositora e atriz mexicana Dulce María, conhecida em escala global com o trabalho no grupo “Rebelde”. Segundo o empresário, que é Head de Comunicação e Estratégia da artista, essa experiência traz uma perspectiva completa dos elementos que compõem uma trajetória de sucesso.

Entre os pontos destacados pelo empresário, estão: storytelling, narrativa, posicionamento estratégico, visão além da música, projetos, posicionamento de marca, alinhamento e fortalecimento de discurso. Dessa forma, a companhia busca construir de forma estratégica a comunicação e trabalhar de forma a história do artista de forma real, o que agrega diretamente ao serviço de assessoria de imprensa prestado pela agência no Brasil.

“Apesar de lidarmos com mercados diferentes, o brasileiro e o mexicano, e com carreiras de tamanhos e dimensões muito distintas, no fim, tudo se resume a música e pessoas. Isso não tem idioma nem fronteiras. Atuar em paralelo, em um formato 360, na carreira de uma artista da dimensão de Dulce Maria me permite vivenciar outras áreas além do universo da assessoria, como marketing, redes sociais, gestão pessoal e turnês em nível mundial. Toda essa bagagem eu trago para os nossos artistas no Brasil, e ela se soma à nossa comunicação na AriPrensa.”, aponta Quirino.

Planejamento estratégico como elo na comunicação e desenvolvimento de artistas e empresários

Para a AriPrensa, mais do que números, os resultados positivos da companhia refletem a forma como o trabalho é conduzido, com foco em um planejamento estratégico contínuo e personalizado para cada artista e empreendedor. Essa metodologia é estruturada a partir de planejamentos trimestrais e de uma participação ativa nas agendas e reuniões estratégicas dos clientes, que envolvem gravadoras, distribuidoras, empresários e equipes de marketing. O objetivo é garantir que cada narrativa esteja alinhada, seja consistente e construída em conjunto com o artista.

Além disso, a empresa promoveu imersões de aprendizado com executivos da Meta e com a empresária e fundadora do Music Rio Academy, Anita Carvalho, com o objetivo de capacitar artistas e empreendedores do casting e incorporar novas ferramentas estratégicas às suas rotinas de comunicação.

“Realizamos imersões sempre que estou no Brasil, em encontros individuais com cada artista, para analisarmos resultados e direcionamentos. Também trazemos profissionais externos para agregar conhecimento, já tivemos a Anita Carvalho palestrando para o nosso time, além de duas imersões com a Meta. Sempre buscamos inserir o aprendizado como parte essencial do processo. Indicamos documentários, séries, filmes e livros: toda forma de conhecimento que possa contribuir para aprimorar a comunicação de cada um”, finaliza Ariel Quirino.

Por fim, a AriPrensa, que já atendeu mais de 150 artistas nesses quase 11 anos, visualiza os próximos passos com a ampliação das ações que zelam pela proteção do artista, reforçando o seu discurso de forma coerente, alinhado com seu posicionamento, além de fortalecer uma comunicação que vai além dos veículos de comunicação, ao atuar como parceira estratégica no desenvolvimento de carreiras artísticas e empreendedoras. Entre os nomes anteriormente citados também passaram pela agência: Claudia Leitte, Wanessa Camargo, Kevin O Chris, Simaria e Vitão.